18/08/2012

Da "moralidade" Kantiana


Fundamentação da metafísica dos costumes

        Através da Fundamentação para a Metafísica dos Costumes, dividida em três seções, Kant pretende alterar o conceito de moralidade: o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a razão. É esta faculdade que permite ao homem criar outras leis que não às da natureza.
         Apenas são consideradas leis morais as leis universais, ou seja, quando a máxima de ação pode ser elevada a uma lei universal, esta se torna uma lei moral. Refere-se também à vontade, que é absolutamente boa quando é conforme as leis morais sem qualquer interesse, por mero dever moral. Temos assim uma autonomia da vontade e uma heteronímia da vontade, sendo esta aplicável quando estão interesses, desejos e sentimentos pessoais em causa. Quando se sofre influências da sensibilidade, um fim deixa de ser tido como um fim em si mesmo e passa a ser tido como um meio para atingir um fim, o que vai contra o valor moral - o único capaz de possuir dignidade.
        A razão é a legisladora das leis morais, universais e, por isso, aplicáveis a todos os seres racionais, assim a lei moral serve apenas ao homem, como único ser racional.
Através dos seus sentidos e inclinações, o homem pertence ao mundo sensível, estando sujeito às leis deterministas da natureza; através da sua razão, o homem ascende a um mundo inteligível, independente desse determinismo.
        Enfim, a “Razão Pura” é o conceito central, porquanto sintetiza critérios basilares e se efetiva como condição de possibilidade da própria moralidade. Segundo Kant, somente a partir da universalidade da razão humana -  razão não fechada nem limitada ao nível empírico, será possível fundamentar a ação moral.
Não basta que uma lei moral venha nos dizer o que é moralmente bom ou ruim, mas que traga em si uma necessidade absoluta dos homens, que a faça ser respeitada por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[pRé] Socráticos

    FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS (ou físicos)   Nome Contexto   Escola Principais...