25/08/2012

" O nome da rosa" - Filme / Contribuições filosóficas


Gênero: Romance /1986
Direção: Jean Jacques Annaud


“A dúvida é inimiga da fé” - fala citada por William de Baskerville que sintetiza a filosofia, já que o propósito do filósofo é o de buscar o saber e não simplesmente crer.
         Podemos observar a representação da “razão filosófica” e da “ciência” pelo personagem de William: um homem de ideias e procedimentos avançados para a época, opondo-se à crença cega religiosa, justo: um “espelho” de Descartes, pai do racionalismo.

Observamos também, uma rica linguagem simbólica através dos instrumentos do protagonista: o astrolábio (instrumento usado pela astronomia, tem como uma de suas utilizações a redução dos erros acidentais por parte do navegador) e um quadrante (outro instrumento da astronomia); buscando uma analogia, representa as duas teorias do cosmos: o círculo deitado é a teoria de que a terra é plana como pregava a Igreja e, ao ser utilizado em pé, mostra a teoria heliocêntrica preconizada por Galileu e Giordano Bruno).

Outra simbologia refere-se à obra de Aristóteles: o livro que representa o "conhecimento" teve suas páginas envenenadas =  metaforicamente, podemos visualizar que a fé cega ( no caso a Igreja) colocava como "sina" que todo aquele que busca o conhecimento morre nessa busca. Isso nos mostra o tema central: o dogmatismo religioso, que encarava o conhecimento potencialmente perigoso.

William de Baskervile, o frade franciscano detetive, é também filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério - ainda que para isso seja pago um alto preço.

O título "O nome da Rosa" era uma expressão usada na Idade média que servia para denotar o poder infinito das palavras, pois a Igreja tenta a todo custo "apagar" as palavras de Aristóteles. 
       A “rosa de então”, é a antiga biblioteca do convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[pRé] Socráticos

    FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS (ou físicos)   Nome Contexto   Escola Principais...