12/03/2017

Áreas de investigação filosófica (mais sugeridas na sala de aula - Ensino Médio)


EPISTEMOLOGIA (teoria do conhecimento): Episteme é um termo grego que designava o conhecimento reflexivo, teórico, fundamentado, elaborado com rigor (oposto à doxa = conhecimento comum, obtido sem reflexão crítica).Epistemologia, assim, designa o estudo da natureza do conhecimento obtido nas diversas ciências, que é um conhecimento fundamentalmente teórico. Seu propósito é lançar um olhar crítico sobre as diversas áreas e buscar distinguir a ciência autêntica da pseudociência; outras vezes, tal termo é usado no contexto filosófico em referência às concepções relativas ao processo de conhecer em geral (não apenas no âmbito científico). Tem como sinônimos: Teoria do conhecimento ou gnosiologia – gnosis: ação de conhecer // Exemplos de questões abordadas: o que é a verdade? O que é a mente? O que é o conhecimento?Como se conhece? Existem ideias inatas?

LÓGICA: logos é uma palavra grega que significa originalmente “verbo, palavra”. Em Filosofia passou a ser identificada com as ideias de razão, pensamento ou discurso racional e raciocínio. Como disciplina filosófica é o estudo dos juízos, enunciados com o objetivo de estabelecer os princípios ou as regras gerais do raciocínio correto ou válido.// Exemplos de questões abordadas: o que é um argumento válido? Quando um argumento é verdadeiro? Quais os raciocínios enganosos (falácias) mais comuns?

METAFÍSICA: metá = atrás, depois; physiká = coisas naturais. É o estudo do ser (tudo o que é) enquanto ser, ou seja, o que é em si, suas propriedades, causas e princípios primeiros. Busca a realidade fundamental das coisas, sua essência. Seria a área mais abstrata da filosofia, a que mais se desprende da experiência. Dividia-se em ONTOLOGIA e TEOLOGIA. Ocupa-se, pois,  das “questões últimas” da filosofia; os objetos da metafísica não são coisas acessíveis à investigação empírica (experiência); são realidades transcendentes que só podem ser descobertas pelas luzes da razão. Tenta esclarecer como as pessoas entendem o mundo.// Exemplos de questões abordadas: qual é a origem de tudo? O que é a realidade? O que é o tempo? O que é a vida? Qual é a natureza de Deus?

ÉTICA: (ou filosofia moral). Ethos é uma palavra grega com significado de “modo de ser, caráter” e, com uma pequena variação, “hábito, costume”. A palavra ética aplica-se à disciplina filosófica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelas sociedades humanas (normas, proibições e valores) que orientam a conduta e os costumes dentro de uma comunidade ou cultura; é um ramo dedicado aos assuntos morais. A palavra ética significa aquilo que pertence ao caráter. Busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.// Exemplos de questões abordadas: o que é o dever? Como nascem e em que se fundem os deveres? Como devemos agir? O que é a virtude? O que é o bem? O que é o mal? Existe a liberdade humana?

ESTÉTICA: Aisthesis é um termo grego que significa “percepção pelos sentidos, sensação”. Como disciplina filosófica, é o estudo da percepção pelos sentidos, especialmente da percepção do belo. Investiga, sobretudo, as manifestações da arte, os sentimentos que ela expressa e desperta. Por isso, constitui também uma filosofia da arte.// Exemplos de questões abordadas: o que é o belo? O que é a obra de arte? Existem princípios universais da beleza? O que é o gosto? Gosto se discute?

FILOSOFIA POLÍTICA: polis é uma palavra grega que quer dizer “cidade” ( em referência à cidade-Estado da Grécia antiga). Dela formou-se o termos politike (ciência ou arte da cidade – de sua organização e governo); assim, política é o campo de atividade humana que trata do Estado, das coisas de interesse público e do conjunto dos cidadãos. A F.P. é o campo de reflexão filosófica sobre as questões políticas, bem como as relações humanas consideradas em seu sentido coletivo; também investiga, entre outras coisas, a melhor maneira de organizar a vida social, suas instituições e suas práticas.// Exemplos de questões abordadas: como surgiu a sociedade? O que é o Estado? O que é justiça? O que é igualdade?

FILOSOFIA DA LINGUAGEM: Campo da reflexão filosófica que trata sobre a linguagem; não é uma “preocupação” coma linguística, pois mantém certos vínculos com outras áreas filosóficas, principalmente com a metafísica, a lógica e a epistemologia. Ocupa-se, pois, com as relações da linguagem com o pensamento, com o conhecimento da verdade e com o mundo.// Exemplos de questões abordadas: o que é o significado? O que é uma palavra? Qual é a função da linguagem? O que é um enunciado verdadeiro?

Bibliografia básica:

COTRIM, G. & FERNANDES M.: Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva; 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[pRé] Socráticos

    FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS (ou físicos)   Nome Contexto   Escola Principais...