04/03/2017

Esclarecimento - migração para a condição moral



AUFKLÄRUNG -  resposta à pergunta: Que é esclarecimento?


Com a publicação do texto de Kant (1724-1804) quanto a questão "Que é Esclarecimento", em 1783, observamos a grande contribuição kantiana para a "evolução" do pensamento racional:

  • Esclarecimento  é um "estado moral".
  • Maioridade é condição de discernimento.
  • Viver coordenado pelas ações do outro não é necessariamente a uma pessoa, mas a determinada condição moral. Não possuímos autonomia (não pensamos por nós mesmos)
Kant apresenta o texto como uma saída do mundo de dogmas, de valores tradicionais para a entrada onde a RAZÃO seja pressuposto para o racionalismo crítico. Segundo o pensador, temos uma tendência apaixonada, preguiçosa e covarde que nos impede de sair da condição de "menoridade".

O Homem, em sua menoridade, vive tutelado e protegido por um conjunto de regras que o "obrigam" a criar um imperativo sobre a vida sem necessariamente ter clareza sobre ela (ou seja, fazemos algo e não sabemos exatamente porquê fazemos).

Só com o tempo e consequentemente com o PROGRESSO MORAL, atingiríamos a "maioridade" mencionada por Kant ( considerado por muitos o maior filósofo do Iluminismo).

Tudo seria pautado pelo crivo racional.

Que bom seria!



17 comentários:

  1. Do meu ponto Kant, junto a sua obra “Que é Esclarecimento” propõe e faz uma alegoria que a maioridade somente seria atingida a partir do momento em nós soubermos discernir o certo e errado, ou seja até este determinado momento não possuímos a autonomia que é adquirida após a menoridade, assim estamos aprisionados a dogmas, valores tradicionais… porém somente a razão crítica deve prevalecer. O filósofo também diz algo interessante, que o homem vive de presunção, o que torna mais dificultativo o mesmo sair da menoridade, sempre protegido por uma redoma de regras que o “obriga” a fazer algo sem mesmo saber o porque.

    ResponderExcluir
  2. Karen Cristina Da Silva Domingues
    2°B - Noturno
    E.E Prof° Agostinho Lima de Vilhena
    KANT questiona a alienação do ser humano, ele crítica não termos atitudes próprias

    ResponderExcluir
  3. Nome: Marina Sayuri Honorato Bernardes
    Escola: ALV 2°A - matutino
    Pensamento/pergunta: Se continuarmos criando crianças/adolescentes para a heteronomia, a que ponto a comodidade pode chegar? Os autônomos vão deixar de existir e no lugar irão ficar os ignorantes?

    ResponderExcluir
  4. Nome:Letícia Pereira Lopes da Silva
    Agostinho Lima de Vilhena 2°A-matutino

    Segundo Kant, o ser humano através de algumas condições é impedido de sair do comum por conta das regras atribuídas pela sociedade, que devem ser cumpridas obrigatoriamente, e para conseguir a superioridade seria necessário progresso moral.

    ResponderExcluir
  5. Nome:Kamila Soares vilela
    Agostinho Lima de Vilhena 2°A-matutino

    Kant diz a respeito do ser humano ser "obrigado" a seguir regras mesmo muita das vezes nem sabendo porque segui-las e conseguirá a superioridade pelo progresso moral

    ResponderExcluir
  6. Nome: Ana Júlia Silveira Alves
    Agostinho Lima de Vilhena
    2°A ...... Kant começa pelo próprio termo esclarecimento, que é a saída do homem de sua menoridade. O que produz tal menoridade é o próprio homem, que não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios.

    ResponderExcluir
  7. Gislaine Ferreira Marçal
    Agostinho Lima de Vilhena
    2°A-matutino

    Na visão de Kant somente com o progresso moral atingiríamos a "maioridade", pois seguimos a um conjunto de regras da sociedade que nos mantém "aprisionados".

    ResponderExcluir
  8. Nome: Antônio Rafael Otton Farias Pinheiro da Silva
    Agostinho Lima de Vilhena
    2°A- Manhã

    A tese de Kant saía de uma realidade de verdades absolutas e almejava a razão crítica, a qual o ser humano não está acostumado.

    ResponderExcluir
  9. Kant fala muitas verdades sendo a razão crítica .Sendo uma realidade que o ser humano não está acostumado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: Miguel tadeu murigi Valério
      Agostinho Lima de Vilhena
      2 ano a - manhã

      Excluir

[pRé] Socráticos

    FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS (ou físicos)   Nome Contexto   Escola Principais...