29/09/2012

Por novas e revolucionárias “leituras”



Considerações extraídas do texto Mídia - educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis, por Silvio da Costa Pereira (UFSC) 

 [...] qual a importância do uso das mídias digitais na educação?[...]


É importante mencionar a revolução tecnológica, assim, torna-se claro tal valor.
Vivemos substancialmente a revolução tecnológica e, portanto, vemos um público procurando avidamente satisfazer seus desejos.
Cabem as questões: com tal busca é possível nos tornarmos passivos, acríticos, deixando de distinguir a ficção da realidade? Desejaremos ouvir dos especialistas da mídia o que devemos fazer? Sentiremo-nos intimidados e aceitaremos todos os produtos (em formas de publicidade e propaganda) que a mídia nos impõe?
É necessário sim, domínio técnico para que haja tal comunicação, assim como produção, disseminação, cultura, moralidade e ideologia!
Se há interferência nos modos de percepção, o individuo precisa se “permitir”, situar-se: expressar é transformar.
Quanto à necessidade de expressão, já nos diria John Stuart Mill, a liberdade de discurso é uma condição necessária para o progresso intelectual e social.
        Já que disponibilizamos desse espaço educativo e que – segundo o autor, o tempo de navegação é superior ao tempo de leitura dos jovens, que tal usufruir desse estímulo para que o “grau de conhecimento” posso ser elevado (já que o retrato educacional é ainda em preto e branco)?
Observamos que para haver aumento de conhecimento é preciso leitura diversificada e, portanto, questionamento já que se sugere a ampliação da noção de alfabetizar, como tão bem colocou o autor: “existe uma gramática própria”! Estaremos não apenas ensinando a ler, mas a (re) pensar o que se lê.
Segundo o autor, as TICs associadas à educação, devem ser usadas como ferramenta pedagógica e, portanto, objeto de estudo.
Particularmente, observo pouco interesse por parte dos docentes em aprimorar seus conhecimentos, tornando-se passivos quanto às novas possibilidades que tais leituras oportunizam.
Dos conceitos baseados para abordar as mídias em escolas primárias, gostaria de deixar em destaque o “agenciamento”, já que foca ‘quem’ age na construção dos textos; as “categorias”, que trata docomo’ agem tais tecnologias e as “linguagens”, pois são essas que ‘influenciarão’ o sujeito cognitivo que as recebe.
Dos conceitos supracitados, podemos subtrair que é na construção de “novas leituras” que poderá haver uma mudança na mentalidade e, consideravelmente na abordagem curricular. Assim, a importância do uso das mídias digitais na educação é, portanto, instigar a educação sob um prisma diferente: atualizar, tornando menos passivo e/ ou alienado docentes e discentes, oportunizando as novas e diversificadas leituras.

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