Competências e Habilidades
O que são Competências?
Podemos definir as competências como a mobilização de conhecimentos e aprendizados para solucionar um problema.
O que são Habilidades?
De acordo com o escritor americano Robert Lee Katz, são as habilidades que transformam conhecimentos em ações para chegar a determinado objetivo.Em outras palavras, o grau de competência para dispor de seu conhecimento e torná-lo uma ação favorável.
Endenta os códigos sugeridos em suas atividades de Ciências humanas e sociais e as respectivas habilidades envolvidas:
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1
Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar,
analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e
eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e
culturais.
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(EM13CHS102) Identificar,
analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas,
econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais
(etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade,
cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado
histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e
discursos.
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(EM13CHS103) Elaborar hipóteses,
selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na
sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e
geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
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(EM13CHS104) Analisar objetos e
vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar
conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a
diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
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(EM13CHS105) Identificar,
contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e
sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/
natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.),
explicitando suas ambiguidades.
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(EM13CHS106) Utilizar as
linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais
e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2
Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e
caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos
diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas,
grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos,
sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se
criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
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(EM13CHS202) Analisar e avaliar
os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos
e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de
mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como
suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e
culturais.
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(EM13CHS203) Comparar os
significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e
cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões
dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo,
cidade/campo, entre outras).
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(EM13CHS204) Comparar e avaliar
os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios,
territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes
(como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos
internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e
externos), a diversidade étnico-cultural e as características
socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
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(EM13CHS205) Analisar a produção
de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas,
ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com
destaque para as culturas juvenis.
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(EM13CHS206) Analisar a ocupação
humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios
de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos,
casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3
Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
(EM13CHS301) Problematizar
hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e
descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com
diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar
propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à
poluição sistêmica e o consumo responsável.
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(EM13CHS302) Analisar e avaliar
criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas
ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes
ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações
locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades
tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a
sustentabilidade.
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(EM13CHS303) Debater e avaliar o
papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao
consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à
percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos
sustentáveis.
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(EM13CHS304) Analisar os impactos
socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de
empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas,
selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e
a ética socioambiental e o consumo responsável.
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(EM13CHS305) Analisar e discutir
o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de
regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais
para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.
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(EM13CHS306) Contextualizar,
comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso
dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e
socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e
agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4
Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
(EM13CHS401) Identificar e
analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com
culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em
diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
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(EM13CHS402) Analisar e comparar
indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e
tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade
socioeconômica.
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(EM13CHS403) Caracterizar e
analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e
de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à
superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos
Humanos.
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(EM13CHS404) Identificar e
discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e
contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em
especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as
transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5
Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS501) Analisar os
fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando
processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a
liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência
democrática e a solidariedade.
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(EM13CHS502) Analisar situações
da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando
e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e
discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a
solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
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(EM13CHS503) Identificar diversas
formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais
vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e
usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para
combatê-las, com base em argumentos éticos.
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(EM13CHS504) Analisar e avaliar
os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais,
sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus
desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais,
sociedades e culturas.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6
Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(EM13CHS601) Identificar e analisar
as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos
indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no
Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de
exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual,
promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
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(EM13CHS602) Identificar e
caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na
política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em
períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de
organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da
liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos
direitos humanos na sociedade atual.
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(EM13CHS603) Analisar a formação
de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de
exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder,
formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
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(EM13CHS604) Discutir o papel dos
organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma
visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países,
considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as
populações locais.
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(EM13CHS605) Analisar os
princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça,
igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à
concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e
promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses
direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada
grupo e de cada indivíduo.
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(EM13CHS606) Analisar as
características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise
de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor
medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade
mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus
cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia.
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