30/03/2020

Dissertação filosófica [sobre]




Ideologia como negação do real frente ao ensino de filosofia 

Filosofia: disciplina que nos permite “ler” a expressão do mundo.

Através das lentes filosóficas do momento em que vivemos, interpretamos aquilo que conseguimos perceber; é expressão, pois, pelo que compreendemos, conseguimos transformar a realidade percebida(????) Eis a grande especialidade da matéria sugerida.

Estudar questões que se expressam na nossa realidade, implica em pensar na vida, entretanto, em uma sociedade pragmática, dominada pela produção tecnológica, pela ideia de produtividade e consumo, gerenciada pelo capital das grandes empresas, é, de fato, assombroso pensar na vida; afinal, para que serve o pensamento na crescente crise de valores vividos na contemporaneidade? No potencial tecnológico traduzido pelos conhecimentos científicos ao longo dos séculos, observamos que ele não atinge apenas a técnica, mas todo discurso sobre ela, pondo em xeque toda “consciência filosófica”.

A proposta de reflexão sobre os aspectos educacionais do ensino de filosofia nos coloca diante de uma pergunta que podemos formular nos seguintes termos: qual o papel da filosofia na formação das crianças, dos jovens, dos adultos? Qual o valor educativo do discurso e da reflexão filosófica?

Educar filosoficamente é desfazer-se da própria vida para construir a própria vida, sair do campo da determinação de si para possibilitar o indeterminado, abrir espaço para criar a própria vida. É a abertura à indeterminação. 

Se o papel da Educação se consubstancia na hipótese de reflexão sobre o futuro do homem, fica-nos mais uma questão: como pode o ser humano pensar nas questões futuras - e em nosso caso estamos a falar dos jovens de nossa realidade educacional - se na sua perspectiva ele não consegue observar o seu presente? Como inserir o passado, sabendo que seu valor está no esquecimento dele mesmo?

Gisela Durval / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[pRé] Socráticos

    FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS (ou físicos)   Nome Contexto   Escola Principais...